Natália
quarta-feira, 30 de junho de 2010
MÍRIAM ATHAYDES
"Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas... continuarei a escrever." A frase é de Clarice Lispector, mas é assim que eu defino a Míriam, minha prima querida... As palavras de Míriam são tão belas quanto as de Clarice... e além de escrever lindamente, Míriam é uma exímia atriz, senhora dos palcos... Que tal uma nova Peça?
quarta-feira, 23 de junho de 2010
ALFRED HITCHCOCK
Sir Alfred Joseph Hitchcock , grande cineasta inglês, considerado por muitos como o cineasta mais influente de todos os tempo, nasceu em 13 agosto de 1899 e faleceu em 29 de Abril de 1980. Hitchcock foi pioneiro em várias técnicas de suspense e thriller psicológico. Depois de uma carreira de sucesso em sua terra natal, Reino Unido, Hitchcock mudou-se para Hollywood. Em 1956 ele se tornou um cidadão americano, mantendo a sua cidadania inglesa. Dirigiu mais de cinquenta filmes em uma carreira de seis décadas. Muitas vezes considerado como o maior cineasta britânico, Hitchcock moldou o cinema moderno, que seria completamente diferente sem ele. Seu estilo foi para a narrativa, cruelmente retendo informações cruciais e acoplando as emoções da platéia como ninguém. O suspense é acentuado pelo uso de música forte e dos efeitos de luz. Nos filmes hitchcockianos, a ansiedade do espectador aumenta pouco a pouco enquanto, o personagem não tem consciência do perigo. São apresentados dados ao telespectador que o personagem do filme não sabe, criando uma tensão no espectador em saber o que acontecerá quando o personagem descobrir. Depois de sucessos como "Psicose", "Os Pássaros", "Janela Indiscreta" e tantos outros Hitchocock lançou em 1972 "Frenesi", um thriller sobre crime que trouxe pela primeira vez cenas de nudez e palavras de baixo calão em um de seus filmes. E Falando em Hitchcock outro mestre do terror (kkkkk) está de volta... Depois de uma temporada em Portugal meu amigo de fé e irmão camarada Neandro trouxe pra mim uma coleção incrível dos filmes do Mestre do Suspense... Valeu Neandro!!!
segunda-feira, 21 de junho de 2010
sábado, 19 de junho de 2010
NOITES AZUIS
A vida nos pega cada surpresa... e sofrimentos... Ah! As dores!!! O que seria de nós sem elas, tão necessárias qto desnecessárias... e como um simples pedido de desculpas pode mudar tanta coisa... Mas o mais interessante, bonito e puro não é o pedido de desculpas em si, é saber que depois de feito percebe-se que não há o que perdoar... Esquecer nunca... nem no aniversário, nem nas madrugadas de fim de ano conversando, em que o clima de novo ano nos desperta sempre a vontade de mudanças e a possibilidade de novas idéias, novos planos, novas e grandes esperanças, a expectativa de uma vida nova... enfim, não dá pra esquecer as palavras ditas, nem as palavras nunca encaminhadas... a lembrança vem nos dias tristes e alegres, nos dias chuvosos, frios ou ensolarados, nas noites azuis... azuis...
quarta-feira, 16 de junho de 2010
DESEJO E REPARAÇÃO
Em 1935, no dia mais quente do ano na Inglaterra, Briony Talles (Romola Garai) e sua família se reúnem num fim de semana na mansão familiar. O momento político é de tensão, por conta da 2ª Guerra Mundial. Em meio ao calor opressivo emergem antigos ressentimentos familiares. Cinco anos antes, Briony, então aos 13 anos, usa sua imaginação de escritora principiante para observar e tirar suas próprias conclusões a respeito de Robbie Turner (James McAvoy), o filho do caseiro e amante da sua irmã mais velha Cecília (a linda, perfeita e maravihosa Keira Knightley). Tal observação e atitude da adolescente alterou de forma dramática várias vidas. Este filme é incrível, considero uma obra prima, fotografia explêndida, interpretações magníficas, tomadas de mestre. Todas as cenas são perfeitas, uma magia para os olhos, duas ficaram na minha memória dias e dias: quando a adolescente Briony observa pela vidraça sua irmã conversando com Robbie; e outra quando este, anos depois, já como soldado de guerra, sai de um campo ouvindo o barulho do mar, e quando o mar se abre em seus olhos, em um acampamento de guerra, a tomada fica minutos e minutos sem cortes, acompanhando todo o movimento do personagem e tudo o que seus olhos vêem... é linda a cena!!! O desfecho do filme é sempre surpreendente e dá reviravoltas, o final é inusitado. Enfim, grande filme dirigdo por Joe Wright, que fez antes Orgulho e Preconceito, também com Keira (pra quem não se lembra ela fez Piratas do Caribe) e depois de Desejo realizou "O Solista", que ainda não tive a oportunidade de assistir.
JENIFER
terça-feira, 15 de junho de 2010
segunda-feira, 14 de junho de 2010
GRANDES FILMES DE AMOR
Hoje eu acordei pensando em duas formas distintas de se pensar sobre o amor: uma, mais tradicional e nos moldes - não digo antigos, mas de todos os tempos - naturais: conhecer alguém, seja na infância, no colégio, no trabalho ou nos palcos da vida, e daí desenvolver-se uma história a dois; e a outra, represetando a tendência atual, baseando-se na tecnologia, mais precisamente na internet e em sua teia de relacionamentos, um amplo leque de possibilidades do mundo virtual. E a partir daí me passou pela cabeça desenvolver um texto a respeito do assunto, sem cair nos clichês do tema, mostrando que este tipo de relacionamento é uma possibilidade natural nos dias de hoje, com as mesmas dúvidas e medos que recaem sobre todos nós... e minha querida prima Luana, atriz, diretora, graduada em artes cênicas pela UFOP e breve com um mestrado no currículo já ficou a cargo da adaptação para uma peça teatral. Legal né? É uma experiência inédita para mim e dá um frio na barriga. Em tempo: é um texto dramático, voltado para as relações humanas e todo o movimento das personagens em busca de algo mais. E aproveitando a deixa e o mês dos amantes, segue alguns filmes de amor que gosto muito e recomendo: nosso amor de ontem (Barbra Streisand linda e nariguda... adoro); o carteiro e o poeta (a força do cinema italiano); love story (triste); a primeira noite de um homem (Dustin Hoffman novinho em seu primeiro e sensacional filme); o paciente inglês (oscar pra Juliette Binhoche); e o vento levou e casablanca (clássicos); antes que termine o dia (maior bonitinho este filme); johnny e june (muito bom mesmo, pena que Joaquim Phoenix abandonou a carreira de ator); brilho eterno de uma mente sem lembrança (perfeito, adoro este filme, já falei dele, e a Kate Winslet sempre bela e excelente em um de seus poucos filmes contemporâneos); before sunrise (Antes do amanhecer, muito legal,cenas lindas, simples, ótimos diálogos); grandes esperanças (o antigão e a refilmagem, ambos ótimos); o segredo de brokeback mountain (polêmico e feito com maestria); moulin rouge (musical bacana); magnólia(legal este filme, destaque para a Julianne Moore); as pontes de madison (o amor não tem idade); drácula de bram stocker (sensual); desejo e reparação (este filme é lindo, perfeito, vou falar sobre ele breve); Edward mãos de tesoura (ahhh, sem comentários, já assisti um monte de vezes) e um de meus preferidos, não amarás (vide postagem mais antiga)... ahh, tem muito mais... fica pra depois!!!
quarta-feira, 2 de junho de 2010
DIA DE DOMINGO
LUÍZA
Assinar:
Postagens (Atom)