Natália

Natália
Mauro Fernandes Barros

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

GRANDES ESPERANÇAS




Eu realmente adoro este filme. "Grandes Esperanças", da obra imortal de Charles Dickens já foi levada aos cinemas nos anos 40, se não me engano. Ainda não tive a oportunidade de ver a filmagem original, mas esta, de 1998, me agrada muito. Talvez por se tratar de um desenhista, algo que já fui um dia, ou então pela belíssima fotografia, algo que sou hoje em dia. Realizada pelo mexicano Alfonso Cuáron (do ótimo "E Sua Mãe Também"), esta obra foi feita em Hollywood, o que talvez a torna um pouco mais comercial que outros trabalhos realizados no México. Mas isso não vem ao caso, o filme é uma jóia de sensibilidade do cinema dos anos 90. Amigos e apaixonados desde crianças, Finn e Stella se reencontram já adultos em Nova York. Ela, mimada e de casamento marcado; ele, um artista em busca de um lugar ao sol na cidade grande. Ethan Hawke, brilhantemente frágil como sempre, e Gwyneth Paltrow, perigosamente sedutora, pintam este quadro marcante, onde até a música parece esculpida à imagem da história. O filme tem cenas brilhantes, de serem vistas várias e várias vezes, como a que Stella chega ao quarto de Finn e ele pinta o seu retrato - aliás, vários retratos - em cenas de tirar o fôlego, ao som de uma música genial (da Banda Pulp) ... ou então quando ele sai em busca da amada no meio da chuva e a encontra em um restaurante com o noivo, ele a tira para dançar e os dois saem pela chuva afora... Bom, a quem interessar amigos, eu tenho o DVD e o CD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário