OS AMANTES CRIMINOSOS - Ao tentar esconder o corpo de um rapaz que assassinaram friamente, jovem casal perde-se no meio de uma sinistra floresta. Capturados por um estranho homem, são aprisionados e torturados pelo grotesco indivíduo. Indefesos, percebem que a única forma de escapar é com o jovem seduzindo o bárbaro e se entregando a seus desejos sexuais.
GOTAS D'ÁGUA EM PEDRA ESCALDANTES - O filme se passa na Alemanha, nos anos 70. O ingênuo Franz, de 19 anos, conhece Leopold, um bem sucedido homem de negócios, e vai viver com ele. O caso se complica quando as ex-namoradas de cada um, Anna e Véra, entram em cena. Ozon realiza a maioria das cenas como um teatro filmado. Não existe nenhuma cena externa. Para ressaltar a estética do texto original - peça teatral escrita por um jovem de 19 anos - toda a trama é construída nos interiores, de forma quase claustrofóbica.
O REFÚGIO -Mousse, é uma jovem que sobreviveu a uma overdose, mas seu namorado Louis não. Logo após a morte deste, a jovem de boa família descobre que está grávida. Entre a pressão da dependência e da mãe de Louis, que a quer forçar a interromper a gravidez, Mousse refugia-se numa casa à beira-mar. Aí vai passar os meses de gravidez entre a dúvida, aumentada pela chegada de Paul, o irmão de Louis, e um reencontro com a serenidade.
O TEMPO QUE RESTA - Um de meus preferidos de Ozon, um filme comovente sem cair no dramalhão. O tema proposto: a finitude da vida, que não é algo muito bom de se pensar, chegando a ser até mesmo apavorante, mesmo sabendo que um dia todos iremos morrer. Aliás, na correria em que o mundo anda, a velocidade da tecnologia, o consumismo e o materalismo acelerados fazem com que cada vez menos pairamos para pensar no que estamos fazendo com as nossas vidas. "A história é sobre um fotografo de 30 anos, arrogante, bem sucedido e egoísta, descobre que está com um tumor maligno em fase de metástase (momento em que as células cancerígenas se alastram pelo corpo). Sabendo do inevitável fim, Romain (Melvil Poupaud) rejeita a quimioterapia e o consolo dos que lhe são próximos e parte só na jornada rumo ao seu fim".
SITCOM - Sitcom é um estrangismo, sendo a abreviatura da expressão em inglês situation comedy ("comédia de situação", numa tradução livre). Uma família francesa burguesa vive em aparente harmonia até que o pai compra um pequeno rato. Devido a este animal de estimação, o caos instala-se e cada membro da família vai pôr a nu as suas perversões sexuais. «Sitcom» é uma farsa provocante que faz estalar o verniz da burguesia e desafia os valores familiares das sitcoms.
ANGEL - Virada do século 19 para o 20, e por anos Angelica Deverell (Romola Garai) sonhou em viver uma vida que não era a sua. Filha de humildes vendedores em Norley, no interior da Inglaterra, Angel se refugia em seus livros - copiosos romances nos quais ela inventa uma vida sem as mesmices da realidade. Se um editor de Londres se interessa por seus escritos, e rapidamente faz dela uma escritora de sucesso, é porque Angel tem talento capaz de descrever um parto mesmo sendo virgem.
8 MULHERES - Uma socialite, Gaby (Catherine Deneuve), foi para sua casa de campo para aparentemente passar o Natal com seu marido Marcel (Dominique Lamure), sua mãe (Danielle Darrieux), sua irmã Augustine (Isabelle Huppert) e suas filhas, Suzon (Virginie Ledoyen) e Catherine (Ludivine Sagnier). Logo após sua chegada Louise (Emmanuelle Béart), a nova camareira, acha Marcel com uma faca cravada nas costas. Todas têm motivos para querer sua morte, inclusive Chanel (Firmine Richard), uma cozinheira que está na casa há bastante tempo e a novata Louise. Elas não podem chamar a polícia, pois os fios do telefone foram cortados, e algo fez o mesmo com os fios do carro, para impedir que partissem. Misteriosamente, vindo de carona, chega Pierrette (Fanny Ardant), a cunhada de Gaby, que também tinha seus motivos para matar o irmão. Elas se vêem forçadas a se confrontar, com muitos ressentimentos e verdades vindo à tona enquanto tentam elucidar o que está acontecendo. Ah! Isto tudo em um musical, comédia, suspense, drama ...
5 X 2 - O AMOR EM CINCO TEMPOS - O filme apresenta Marion (Valeria Bruni-Tedeschi) e Gilles (Stéphane Freiss) no dia em que eles assinam os papéis do divórcio. A partir desse ponto, o roteiro leva o espectador a conhecer os detalhes que formaram esse relacionamento: são cinco seqüências estrelados pelo casal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário