Natália

Natália
Mauro Fernandes Barros

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO



Lá vem os congadeiros, descendo e subindo as ladeiras, com suas vestes coloridas e seus intrumentos de batuque... Quando criança ficava admirado de ver o quanto eles pulavam, gritavam e cantavam... E até hoje é só eu ouvir a música e o batuque dos tambores ao longe que já me levanto, pego minha câmera e vou atrás...

... E no domingo passado aconteceu a Festa de Nossa Senhora do Rosário, tradição de Congonhas e um espetáculo à parte.




















O organizador da festa, o Zezeca, que realiza um belíssimo trabalho, desenvolvido com muita dedicação, profissionalismo, carinho e respeito pelas Bandas e Folias de Reis. Na foto Zezeca com minha tia Rosa, meus primos Letícia e João Vitor e minha querida mãe Nally.






Obrigado!!!

A CHUVA CAI LÁ FORA...

Engraçado como mudamos com o passar dos anos... o céu escurecia um pouco ou falava-se em chuva e era o suficiente para a tristeza estampar os rostos daqueles jovens que saiam numa sexta-feira do Colégio Piedade, já planejando as noites dançantes do Clube Esportivo do "saturday night" (sim, eram noites dançantes, ao som de A-ha, RPM, The Smiths, Legião e tantas outras bandas dos idos anos 80... "Exagerado" do Cazuza era o hit do ano, RPM era a sensação das meninas e Madonna já se firmava como grande estrela em seu terceiro LP (sim, LP) com o sucesso "Papa Don't Preach", e nós - Alessandra, Raquel, Fernanda, Wivi, André da Ferteco,Lúcia, Margareth, Henry, Kelly, Martinha, Marcele, Simone, Júlio, Valéria... - apenas sonhadores do primeiro ano...)

E olhando esta garotinha, tão compenetrada na chuva que caia lá fora , me fez pensar no tanto que gosto de chuva hoje, do barulho, de vê-la cair, de me molhar, de ficar no quarto lendo ou assistindo um filme... A chuva só é ruim quando se transforma em tragédia né... do contrário, eita trem bão!!!!


Estas fotos foram tirandas de dentro da Igreja Matriz, pertinho de minha casa, durante a comemoração da festa de Nossa Senhora do Rosário... E ao mesmo tempo o tambor dos congadeiros com o cheiro da terra molhada pareciam penetrar dentro da alma...

... E as fitas das vestes congas, multicores, ao sabor do vento, enchia de harmonia o ambiente, deixando até o céu cinzento de um cinza cintilante e belo, ao contrário do que sempre se tem idéia... Uma saudade de sei lá o quê... E só não me molhei e cai na chuva por causa do equipamento... se não...

terça-feira, 19 de outubro de 2010

CRIANÇAS NA BASÍLICA

Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, Patrimônio Cultural Mundial, museu a céu aberto, palco de várias manifestações culturais e religiosas... E também cenário para brincadeiras de crianças...

... Quem aproveitou foi Augusto, com seus amigos João e Yuri! E eu tbém, claro!!!








quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A DANÇA DOS VAMPIROS

Pessoal, adoro este filme. É legal demais... Lançado em 1968, "A Dança dos Vampiros" é uma comédia terror de matar de rir e de medo. Abronsius é um professor universitário especialista em vampiros que decide ir até a Transilvânia, no coração da Europa Central, acompanhado de seu fiel discípulo Alfred (o diretor do filme Roman Polanski, em seu melhor momento como ator... e diretor tbém...), que infelizmente é bem medroso. Abronsius tem como objetivo aprender sobre vampiros e combatê-los, se possível, mas os fatos tomam um rumo inesperado e vão de encontro aos objetivos do professor.

A personagem de Polanski é cativante e o filme mantém aqule clima clautrofóbico de filme de vampiros em castelos. Adoro a cena em que os vampiros fazem um baile no castelo todo espelhado e morrem de susto quando vêem no reflexo do espelho apenas o trio protagonista da história. O humor é bem eficiente e ajuda a dar o tom certo a uma das maiores obras de Polanski. Diversão garantida!

A estrela do filme, a belíssima Sharon Tate, que tbém era mulher de Polanski, foi vítima de um dos episódios mais tristes em torno das celebridades. Em 1969, grávida de quase 9 meses, foi assassinada pela "familia Manson", comandanda pelo lunático Charles Manson. Anos mais tardes, um dos assassinos confirmou que ela implorou para que ao menos não matassem seu filho. Ela foi esfaqueada 16 vezes. Charles Manson cumpre prisão perpétua por este brutal crime e muitos outros. Ah! Para quem não se lembra Roman Polanski esteve preso alguns meses atrás, acusado de ter abusado de uma menina de 13 anos em meados dos anos 70. Por este fato é proibido desde então de pisar em solo americano e, inclusive não pode comparecer na cerimônia do oscar para receber o prêmio de melhor diretor pelo filme "O Pianista".